Sabores intensos e diferentes, muitos deles exóticos. Um formato único. Crocante sem igual. Um ar meio latino. Além de uma linha comunicativa agressiva e totalmente voltada para os jovens. Foi assim que DORITOS se transformou em um dos snacks, ou salgadinho como nós brasileiros gostamos de chamar, mais populares e vendidos do mundo.
A história
O DORITOS BRAND TORTILLA CHIPS foi lançado no mercado americano pela empresa Alex Foods, somente na costa oeste, em 1964, com seu inconfundível formato triangular, no sabor original de milho torrado (Toasted Corn), conquistando o público rapidamente, pois, comparado com seus concorrentes o novo salgadinho era muito mais saboroso e principalmente crocante. A palavra espanhola DORITOS significa “A little bits of gold” (em português algo como “pedacinho dourado”). O grande sucesso do produto chamou a atenção da gigante americana Frito-Lay, que comprou a marca pouco depois em 1965. Neste momento a marca DORITOS ganhou força e popularidade por ter uma distribuição mais abrangente e constante. Outro fator que levou a um aumento das vendas foi o posicionamento adotado pelo produto visando o público latino com o slogan “Unique Latino Snack”. No final desta década o produto ganhou seu segundo sabor.

Finalmente em 1972 o produto começou a ser distribuído nacionalmente. Neste mesmo ano a marca introduziu no mercado o sabor queijo nacho. Nesta década o produto se tornou o segundo mais vendido pela empresa. Os anos 80 foram marcados por grandes novidades, entre elas a inserção das informações nutricionais nas embalagens (1981), a versão light do produto, novos sabores e o lançamento do produto em mercados internacionais. Além disso, foi também nesta década, em 1986, que o produto foi oficialmente lançado no mercado brasileiro. Em 1992 uma campanha intitulada “George Foreman and Sons”, em conjunto com funcionários voluntários da Frito-Lay, conduziram a maior amostra grátis de um produto no mundo. O “sampling” (amostra grátis) aconteceu no dia 2 de maio em mais de 11 mil pontos de vendas nos Estados Unidos e foi nomeado de “D-(for Doritos) Day”, fazendo parte do relançamento do novo DORITOS NACHO CHEESIER.

O sucesso da marca era tamanho, que em 1993, as vendas do salgadinho alcançaram US$ 1.3 bilhões, correspondendo a 1/3 do faturamento da Frito-Lay. DORITOS somente foi introduzido no mercado inglês em 1994, vendido em embalagens menores e nos sabores Cool Original, Tangy Cheese e Cheese & Onion. Nesse mesmo ano, depois de investimentos superiores a US$ 50 milhões, a fórmula original de DORITOS foi modificada, baseada em uma extensa pesquisa de mercado, fazendo com que o salgadinho ficasse 20% maior, 15% mais fino e com sabor muito mais acentuado. Foi também nesta década que a marca lançou no mercado o DORITOS DIPPAS, o tradicional salgadinho desenvolvido especialmente para ser mergulhado nos exclusivos molhos cremosos que fazem parte desta linha. Uma nova embalagem metalizada foi introduzida no mercado em 2000, conservando integralmente as características do produto e mantendo DORITOS sempre fresco e crocante.

Pouco depois, a marca mostrando preocupação em oferecer produtos mais saudáveis lançou a versão assada de DORITOS. Outra novidade foi a eliminação de gordura trans de toda sua linha de produtos. Em 2006, com uma enorme campanha de marketing, a marca introduziu suas novas embalagens, totalmente redesenhadas, e um novo logotipo. Além disso, sempre em constante evolução, a marca DORITOS lançou novos e revolucionários sabores, especialmente os apimentados, ousando também ao introduzir novos formatos do tradicional snack, extremamente reconhecido pela sua forma triangular.

A linha do tempo
1969
● Um novo sabor foi adicionado ao produto original com o lançamento do DORITOS TACO FLAVOR (sabor taco).
1972
● Lançamento do sabor mais popular do produto, o DORITOS NACHO CHEESE, que foi relançado no mercado em 1992 com o nome de DORITOS NACHO CHEESIER.
1982
● Lançamento do DORITOS CRISPY LIGHT, a versão original com menos calorias. No ano de 1989 essa versão foi relançada no mercado com o nome Doritos Light Tortilla Chips. 1986
● Lançamento do sabor DORITOS COOL RANCH, um dos mais populares nos Estados Unidos.
1992
● Foram lançados no mercado, como teste experimental nas cidades de Tulsa e Omaha, os novos sabores DORITOS THINS SALTED (mais fino e levemente salgado) e DORITOS SALSA N’CHEESE (queijo com uma pitada de salsa). No ano seguinte esses novos sabores foram introduzidos nacionalmente com o comediante Chevy Chase estrelando a campanha televisiva que custou US$ 100 milhões. 1994
● Lançamento do DORITOS COOLER RANCH, feito 100% com milho branco. 1997
● Lançamento da versão sem gordura (Fat-Free) e do DORITOS 3D’s, um salgadinho em três dimensões introduzido no mercado com uma campanha estrelada por Ali Landry, Miss Estados Unidos. Esta nova versão era mais “gorda” do que a original.
1999
● Lançamento do DORITOS SALSA VERDE. 2002
● Introdução da linha BAKED DORITOS, o famoso salgadinho em sua versão assada, eliminando assim o processo de fritura do produto.
2003
● Lançamento do sabor DORITOS GUACAMOLE e da linha DORITOS ROLLITOS, o tradicional salgadinho em formato de pequenos rolos disponível em três sabores.
2004
● Lançamento da linha DORITOS EDGE, versão do salgadinho original com 60% menos de carboidratos.
2005
● Lançamento do DORITOS BLACK PEPPER, uma versão extremamente apimentada do salgadinho. Introduzido primeiramente como uma edição limitada, acabou fazendo parte da linha em definitivo em virtude da excepcional receptividade dos consumidores.
2006
● Lançamento do sabor DORITOS FIERY HABANERO, outra versão apimentada do salgadinho, com uma campanha publicitária feita toda em língua espanhola.
2007
● Lançamento do DORITOS COLLISION, que combina dois sabores (Hot Wings & Blue Cheese e Zesty Nacho & Chipotle Ranch) em uma só embalagem, introduzido com uma campanha publicitária estrelada pela cantora Missy Elliot. Hoje em dia essa linha é composta por cinco variações diferentes.
2009
● Lançamento da inovadora linha DORITOS LATE NIGHT, que além dos sabores (Tacos, Last Call Jalapeno Popper e Cheeseburger), permitia que o consumidor simulasse um show musical em seu computador, colocando o código de AR (Realidade Aumentada) na webcam. A ação envolveu a participação da banda Blink182 e do rapper Big Boi.
2010
● Lançamento do DORITOS DEGREE BURN, uma nova linha de sabores picantes composta por três versões: Blazin’ Jalapeno, Fiery Buffalo e Scorchin’ Habanero. 2011
● Lançamento do DORITOS TAPATÍO, o tradicional salgadinho com sabor de molho picante. O produto foi desenvolvido em parceria com a empresa Tapatío, especializada em pimentas e molhos picantes.

Campanhas que fizeram história
As campanhas publicitárias e ações de marketing da marca sempre foram pautadas pela irreverência e ousadia de sua linha comunicativa. Na grande maioria das vezes utilizando celebridades e formadores de opiniões, as campanhas de DORITOS sempre marcaram época. Entre as melhores podemos destacar: em 1973, onde o ator e comediante Avery Schreiber estrelava um comercial que enfatizava o alto barulho de DORITOS ao ser mastigado; em 1986, quando o popular comediante Jay Leno estrelou um comercial de televisão que se tornou um sucesso; em 1992 quando o boxeador George Foreman estrelou uma milionária campanha publicitária; ou em 2007 com a campanha “Fight for the Flavor”, onde dois novos sabores, DORITOS SMOKIN’ CHEDDAR BBQ FLAVORED TORTILLA CHIPS e DORITOS WILD WHITE NACHO, participaram de uma verdadeira batalha com a ajuda dos consumidores, que decidiram qual dos dois sabores continuaria no mercado.

Recentemente a campanha “The X-13D Flavor Experiment” fez um enorme sucesso. A campanha, que tinha como slogan “Get it. Taste it. Name it”, apresentava embalagens pretas com o emblema X-13D e um sabor desconhecido do salgadinho, onde o consumidor deveria identificar qual o verdadeiro sabor do novo produto e sugerir um nome a ele. Foram selecionados cem dos consumidores que acertaram o sabor (cheeseburguer), que receberam um ano grátis de produtos DORITOS, além de se tornarem experimentadores oficiais dos novos sabores, conhecidos como Flavor Masters.

A evolução visual
A marca DORITOS é um verdadeiro camaleão em relação ao seu logotipo. Inúmeros deles foram utilizados no decorrer de sua história e as mudanças constantes parecem agradar seu público alvo, composto na maioria por jovens. O logotipo original da marca, onde cada letra da palavra DORITOS estava inserida em quadrados nas cores amarelas e laranja, passou por algumas modificações nos anos seguintes. Em 1985 o pingo da letra “i” ganhou o tradicional formato triangular do salgadinho. Em 1992 o logotipo passou por uma reformulação radical. Nos anos seguintes foram feitas duas novas modificações. Nos Estados Unidos, a última mudança ocorreu em 2005, quando foi introduzido o novo logotipo, chamado “The Shockwave”. Apesar disso, o logotipo antigo ainda é utilizado em alguns poucos mercados do mundo.

As embalagens de DORITOS também passaram por acentuadas modificações ao longo dos anos.

Os slogans
Snack Strong. (2007)
The Loudest Taste on Earth. (1998)
Life with Doritos/Life without Doritos. (1996)
Crunch all you want, we’ll make more. (1986)
They taste good as they crunch. (1973)
The new beat in things to eat. (1965)
Unique Latino Snack. (1964)

Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1964
● Criador: Alex Foods
● Sede mundial: Plano, Texas
● Proprietário da marca: PepsiCo Inc.
● Capital aberto: Não
● Chairman: Indra K. Nooyi (PepsiCo)
● CEO & Presidente: Al Carey
● Faturamento: US$ 5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 120 países
● Presença no Brasil: Sim (através da Elma Chips)
● Segmento: Alimentação
● Principais produtos: Salgadinhos
● Ícones: Seu formato triangular
● Slogan: Snack Strong.
● Website: www.doritos.comA marca no mundo
DORITOS é a segunda marca mais forte de salgadinho (snack) nos Estados Unidos, atrás apenas da LAY’S, alcançando vendas anuais perto de US$ 5 bilhões e vendendo mais de 5 milhões de unidades diárias somente no país. Uma grande infinidade de sabores é comercializada no mundo inteiro, e somente nos Estados Unidos a linha é composta por mais de 15 sabores diferentes.
Você sabia?
● A marca DORITOS é composta por uma infinidade de sabores diferentes, tendo no DORITOS NACHO CHEESE, o mais popular e vendido.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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